Nosso Blog

Lança

2 – A lança no Kung Fu

Quian (Tchan em cantonês)

Feita de maneira semelhante ao bastão (kwan), é uma arma de longo alcance com uma ponta de metal perfurantes.
A lança é chamada de a rainha de todas as armas. Em geral, a lança conta com uma lâmina em folha e um tufo (quase sempre vermelho) feito de crina de cavalo, amarrado debaixo da ponta. Esse elemento em especial não tem caráter meramente decorativo e sim com os objetivos de distrair o oponente e para que possa absorver o sangue do oponente após a finalização de um golpe, evitando, assim, que o líquido escorra para o cabo, o que acarretaria numa limitação ao seu manuseio.
Os guizos, outro elemento presente no instrumento, também têm motivação tática na lança. Quando chacoalhados, elas emitem um som alto, estridente, útil para intimidar o inimigo. Além disso, no passado, esse elemento servia para os exércitos chineses afirmarem o status de sua tropa de elite.
Por ser um instrumento leve e versátil, a lança pode ser usada tanto para golpear o adversário, quanto para estocá-lo. E pode, também, ser atirada para surpreender o oponente a distância.
Para adquirir a capacidade de usar o instrumento, os guerreiros usavam argolas. Visando maior acuidade no acerto ao alvo, eles miravam as argolas e as trocavam por outras cada vez menores para que a habilidade fosse desenvolvida.
A praticar com a lança não é muito fácil, mas tem um grande efeito no fortalecimento físico.
As técnicas básicas de lança incluem estocar, empurrar, circular, bloquear, apontar e cutucar.
Quando se pratica é aconselhável segurar a lança firmemente e efetuando golpes rápidos e focados nos pontos vitais. Este é uma das habilidades básicas importantes de lança. Quando segurar a lança, ela deve estar perto de sua cintura para melhor apoio de forma que se possa executar os movimentos mais facilmente.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!