4. Facão – Dao (Tou cantonês)
O Dao chinês representa uma série de sabres que apresentam algumas características comuns. Geralmente, são curvos, largos, têm facas grandes afiadas de apenas um lado e possuem como principal forma de ataque os cortes.
Na China, é especialmente popular entre as armas tidas como militares, tendo sido usado em grande escala no exército imperial e nas guerras chinesas. No Kung Fu, é uma das ferramentas mais populares, havendo diversas sequências de treinamento específico com essa ferramenta.
Entre os tipos mais conhecidos de Dao está o Liuyedao, de origem nas Dinastias Ming e Qing. Os Liuyedao possuem uma curvatura suave ao longo de suas lâminas, que permitem o corte ou o fatiamento com eficiência.
Citamos, também, o Miaodao, um facão de duas mãos da era Republicana, com uma lâmina estreita de cerca de 1,2 m e um cabo longo.
O Dadao é tido como a espada bastarda chinesa. Sendo uma espada de duas mãos, ela é usualmente chamada de espada mão e meia mão, possuindo lâminas que compreender 60 a 90 cm, sendo mais larga próxima à ponta.
Os lenços no cabo são para tirar a atenção do adversário da lamina durante o combate. Além disso, a lâmina mais resistente permite não apenas que os golpes do oponente sejam conduzidos, mas, também, bloqueados. As técnicas principais do Facão incluem corte, furar, erguer, perfurar, bloquear, empurrar e bater.