Nosso Blog

Espada

3. A espada no Kung Fu (Jian)

A espada chinesa tem seu surgimento na época dos Zhou (1000 – 771 a.C.). No inicio estas armas eram feitas de bronze, o que a tornava muito mais difícil de manusear, pois se quebravam com certa facilidade, comparadas com as ligas metálicas que vieram posteriormente.

Essa arma é considerada uma das armas mais nobre, ela foi difundida principalmente pelas guardas e forças aramadas dos antigos governantes chineses. Ela faz parte do folclore e da mitologia de diversas culturas orientais.

A espada chinesa tradicional é de uso apenas em uma mão, forjada com sua lâmina reta, tendo fio (corte) de ambos os lados e uma ponta bem aguçada. O pingente pendurado no cabo costuma ser vermelho ou dourado, tendo adornos artísticos (nós chineses e bibelôs brilhosos) representando filosoficamente a nobreza e a divindade.
Sua técnica se baseia nos movimentos circulares para a defesa; cortes e estocadas precisas para o ataque. Os movimentos circulares, tão importantes para a defesa, permitem manter o adversário numa posição defensiva, controlado sob certa distância. Seu principal ataque é a estocada em direção aos órgãos internos do adversário, bem como olhos e pescoço.

A técnica da espada vem junto com o desenvolvimento do valor moral do guerreiro, fazendo que o praticante precisa ter um aprendizado de qualidade como a paciência, humildade e a perseverança. Com isso ele poderá elevar sua força e confiança mental.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!