1 – O bastão no Kung Fu
Gun (Bastão) ou kwan em cantonês
O bastão é a arma mais popular do Kung Fu, conhecido como “pai de todas as armas”. Esse bastão é geralmente feito de bambu na China, por ser um material facilmente encontrado na natureza.
Em combate, o bastão serve tanto para bloquear quanto para atacar com giros, balanços, estocadas, travas e movimentos ascendentes e descendentes, contra um ou mais adversários.
Existem os bastões curtos, médios e longos, que derivam de tamanho, sempre apresentando resistência e flexibilidade para quem o manipula. E as formas dos bastões também variam de acordo com os estilos de Kung Fu!
Além de destreza no manuseio do instrumento, é necessário uma coordenação fina das três seções do corpo para que o lutador tenha condições de saltar, agachar e fazer torções e projeções.
De acordo com sua flexibilidade e o comprimento, o bastão pode se deformar e retornar ao seu estado inicial. Os giros, por sua vez, permitem aumentar o impacto da força do bastão, atingindo com maior gravidade o oponente.
Da mesma forma, é preciso considerar o efeito de alavanca que essa arma apresenta. Dependendo do ponto em que o praticante segura o bastão, ele consegue manipular variáveis que permitem deixar o golpe mais eficiente.
Tipos de Bastões
💥Tai Mei Kwân: bastão normal, tem a altura até a sobrancelha do praticante.
💥San Ti Kwân: bastão articulado em três partes; 💥Yi Ti Kwan: bastão de duas partes, podendo ser de dois tipos: dois pequenos bastões interligados por uma corrente (Nunchaco) ou um bastão maior e outro menor, interligados também por uma corrente.
💥Si Mei Kwân: Bastão bastante longo (com aproximadamente três metros de comprimento) chamado de bastão rabo de gato, sendo que uma das extremidades é mais grossa que a outra.